Desenvolver e executar capacitação sobre melhores práticas de desenvolvimento de software com o objetivo de transmitir o conhecimento desenvolvido pelo instrutor em quatorze anos de desenvolvimento de software no Canadá. A capacitação visa articular conhecimento e prática através de mais de 400 slides e 25 exercícios práticos de forma que os participantes possam utilizar os conhecimentos adquiridos em suas empresas de forma sistemática e duradoura.
Esta capacitação será ministrada para uma turma de até 24 (vinte e quatro) participantes por meio de conteúdo teórico e exercícios práticos. A carga horária será de 16 (dezesseis) horas e abordará técnicas e ferramentas que são características de um bom profissional sênior de desenvolvimento de software. O curso se divide em duas partes:
- Parte 1: Brownfield Development (Conversão de Projetos Legados em sistemas modernos de software)
- Parte 2: Greenfield Development (Melhores práticas a serem utilizadas em um novo projeto de software)
Na primeira parte o aluno experimentará, através de exercícios, pegar um projeto legado existente e convertê-lo em um ambiente com métricas, Dashboard, testes, cobertura de código, etc. Aprenderá como identificar áreas propícias para refatoração e como efetuar tal operação de forma controlada e baixo risco. Na segunda parte do curso o aluno verá os conceitos principais necessários na escrita de uma aplicação moderna, modular e com dashboard, build contínuo, testes unitários com TDD, testes de aceitação (ATDD) e arquitetura DSM triangular inferior. Será fornecido material didático impresso. O material em formato eletrônico está disponível a empresas que capacitem quarenta ou mais colaboradores.
Desenvolvedores Senior envolvidos com software legado ou com dificuldades de aplicar conceitos modernos de software como TDD, ATDD, Build Contínuo, Plugins etc em seus projetos. O curso possui exemplos em Java, C++, Delphi e C# além do BetterDeveloper Setup, o instalador que configura na sua empresa todas as ferramentas e exemplos ensinados no curso, tanto para as desktops de seus desenvolvedores quanto para o servidor.
O conteúdo do curso deverá permitir aos participantes:
- Escrever uma aplicação web ou desktop com cobertura de testes automatizados com Dashboard
- Especificar critérios de aceitação executáveis, em FIT/Fitnesse
- Diagnosticar em projetos legados ou modernos as zonas de maior débito
- Técnico e decidir sobre estratégias para resolver o problema
- Controlar e direcionar a evolução da arquitetura do projeto (legado ou novo) com ferramentas e build contínuo